segunda-feira, 1 de junho de 2009

COMPROMISSO DO BARRA COM O COMVIDA




Ficou combinado que sempre no ultimo domingo do mes,os socios do Lions Clube Muriae Barra vao fazer uma visita aos internos do Centro Terapeutico - COMVIDA proporcionando a eles momentos de alegria ,motivando-os e valorizando-os como herois de cada dia que la estao por vontade propria ficarem livres dos vicios que os destroiam. Neste ultimo domingo dia 31 de maio ,nao foi diferente e la estiveram a CaL presidente Tania Gusman e CL Cristopher para cumprir o objetivo social leonistico. Na oportunidade foram doados muitos generos alimenticios a entidade, presentes do niver da presidente e kits de higiene pessoal para cada um.
A presidente comandou uma emocionante dinamica que foi intensamente produtiva para o tratamento que estao enfretando.

Noite ITALIANA foi sucesso total




Foi um sucesso a noite italiana promovida pelo Barra. Muita Massa assinada pelo bufet da Dinalva , vinho ,musica com Laila e Sebastian, alegria geral . So houve elogios ! A homenagem ao italiano que muito contribuiu com o desenvolvimento de Muriae arrancou aplausos de pe.

Os leoes que compareceram, realmente celebraram alegria ao ser uteis em servir. Todo o dinheiro arrecadado sera empregado em obras sociais beneficentes decidido em reuniao administrativa.
.

Pronunciamento da Presidente ao Homenageado da Noite Italiana

1. HOMENAGEM ao ITALIANO VICENTE LA- GATTA

Nesta II Noite Italiana beneficente programada pelo Lions Clube Muriae Barra o Sr Vicente La-Gatta , italiano nascido em Vila de Béfraro- distrito de Maratéa será por merecimento homenageado. Ele veio para o Brasil com 9 anos de idade e para Muriaé pelos idos de janeiro de 1940 . Desta época para cá contribuiu para o desenvolvimento economico,social e espiritual desta cidade que o acolheu e que só o adotou como cidadao em 2006. Pelo exemplo de vida que o Sr Vicente Lagatta transmite para todos nós desta cidade , aos seus 8 filhos, 21 netos e dois bisnetos é que o Lions Barra acha-se no dever de presta-lhe uma singela homenagem de gratidao em reconhecimento pelos seus trabalhos dedicados ao voluntáriado e benefícios realizados em prol das Pastorais da Igreja da Barra, Vicentino, Lar Ozanan e demais entidades filantrópicas de nossa cidade.. Vamos acompanhar pelas fotos no telão um pouco da caminhada desde grande homem como exemplo de vida ....
2. No Telão e ir comentando)
· Filho primogênito do casal = Rosa Montesano La Gatta e Domingos La- Gatta - Vicente La-Gatta nasceu aos 23 dias do mês de setembro de 1922 em Maratéa na Itália , mais precisamente na Vila de Bréfaro (Conheceu seu pai já aos 4 anos pois este estava a trabalho no Brasil pouco antes de seu nascimento)
· SUA VINDA e CHEGADA Vicente La Gatta estava com 9 anos quando junto com seus familiares veio para o Brasil. Eles saíram da Itália de navio no dia 14 de fevereiro chegando ao Rio de Janeiro depois de 14 dias , nos idos de 28 de fevereiro de 1932- esta data foi marcante para aquele italianinho mais velho dos seis irmãos José ; Braz ; Rosa; Elvira ; Tereza e Itália e que não sabia falar portugues. Tudo era novidade!
· FIXOU RESIDÊNCIA- família foi residir em Miradouro ( antigamente Santa Rita do Gloria ) mas primeiramente passaram por Muriae vindos do Rio de Janeiro de Maria Fumaça numa viagem que durou 15 horas onde por dois dias ficaram hospedados na casa da família Montesano.
· ESCOLARIDADE Aprendeu a nossa língua estudando no antigo grupo Escolar de Miradouro e por la completou o quarto ano primário
· TRABALHO- tudo começou no pastoreio de carneiros e ovelhas de seu tio Braz com a tenra idade de 8 anos ainda na Itália. No Brasil ,como não tinha condições de continuar seus estudos- Aos 12 anos foi trabalhar como ajudante de padeiro das 4 da madrugada até as 23 horas sem salário somente a troco de um pão com manteiga depois passou a vender o pão pelas ruas de Miradouro como célebre grito: “Olha o pão da Padaria Mineira”
Já rapaz, Vicente foi um excelente Caldereiro seguindo a profissão de seu pai.
· EM MURIAE- Foi no primeiro dia de janeiro de 1940 que a família La-Gatta veio fixar residência aqui em Muriae e com a perda do pai e por ser o mais velho dos irmãos assumiu o peso da responsabilidade familiar. Vicente estava com 18 anos!
Aprendeu outros oficios e passou a ser soldador e bombeiro . Atuando na profissão de bombeiro por 16 anos no Colégio Santa Marcelina( de 1942 a 1958)
‘Foi comerciante de 1953 a 1991 , seguido até hoje por alguns de seus filhos com a importante e respeitada Loja na cidade “La- Gatta Material de Construção”.
Com todo este tempo dedicado a nossa terra e a nossa gente foi agraciado em 2006 com o título de ”CIDADAO MURIAEENSE” que o fez muito feliz

O AMOR - foi através do”correio elegante” da rezinha do mês de maio nos idos de 1949 (60 anos atrás) que Vicente La –Gatta se declarou para Dona Dulce de Araujo Rodrigues e com ela se casou em 05 de julho de 1950 . Desta união juntos construíram uma familia e tiveram 8 frutos deste amor. Domingos José, Tarcisio,Luiz Paulo, Sandra, Vicente Cesar, Dulce Helena Beatriz e Mario Jorge. Hoje com 86 anos formada por 21 netos e dois bisnetos.
Em gratidao a terra que o acolheu, dedicou-se com afinco e carinho äs obras sociais desta cidade : Foi um Vicentino muito atuante . Seus trabalhos voluntarios em obras sociais como no Lar Ozanan e religiosas nas pastorais de familia e cursos de noivos, foram extremamente relevantes e se destacarão eternamente.

· Por tudo isso senhoras, senhores e familiares do Sr La-Gatta é que o Lions Clube Muriae Barra não pode se omitir e respeitosamente nesta noite memorável deseja homenagear Vicente La- Gatta e a sua família . E sobretudo, agradecer a este italiano pelo seu exemplo de vida, ter escolhido nossa terra para residir, constituir familia, educar seus filhos e servir nossa gente.
TENHO DITO!
Tânia Gusman em 27(29) de maio